Um mundo de aventuras, aonde o céu é o começo e não o limite. Bem vindo as Origens do Neoverpower.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Conceitos de Nen/Hatsu

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Conceitos de Nen/Hatsu em Sab 6 Set 2014 - 16:25

Yukimaro

avatar
Administração GM
Administração GM
Antes de começar, quero deixar claro uma coisa:  o entendimento de NEN será RESTRITO inicialmente. Sendo liberado de acordo com o progresso da campanha e com compra de habilidades. Algumas habilidades podem até ser usadas, mas não faz parte da ideia do jogo.

Antes de questionarem, leiam até o final tudo ok? É um conceito bastante complexo, eu estou pegando explicações mistas na internet pra deixar o mais claro possível (eu entendo, mas digitar do zero é bem mais complexo).
 
Bem, vamos lá.





Nen (念 nen) é uma técnica que permite um ser vivo usar e manipular seu próprio fluxo de Energial Vital.
Em chinês antigo, o kanji 念 (niəm), significa "pensar" ou "notar", sendo muito relacionado ao conceito de "estudo". 
 
Conceito básico

Aura é a energia vital produzida e utilizada por todos os seres vivos conhecidos diariamente. Ela tende a fluir em conjunto pelo corpo todo, produzindo uma grande massa de energia imperceptível para a maioria dos seres (incluindo a grande maioria da população humana). Isso resulta em uma lenta e constante perda de energia vital pelos poros do corpo conhecidos como nós de aura (精孔, しょうこうshōkō), que por fim resulta na perda da aura, e morte certa do indivíduo. O controle destes poros é o primeiro passo da aprendizagem da nen.

Nen pode ser usada de formas diversas, desde o intensificação da força de ataques físicos e objetos à manipulação de forças naturais e mentais, o que torna a técnica mais perigosa que qualquer arma conhecida. A Associação Hunter reconhece os perigos do nen, razão pela qual faz questão de manter sigilo sobre a existência da técnica, apenas revelando-a a hunters licenciados. 

Aprendizado 

Existem três métodos de aprendizagem da nen, o método da meditação e o método da força e o batismo.
No método da meditação, o estudante treina sua habilidade de abrir e fechar os nós de aura gradualmente até que se acostume com a técnica, como em qualquer outra arte marcial. Isso pode levar um bom tempo, sendo que apenas o esforço e treino trará resultados.

No método da força - também conhecido como "iniciação"  -, um mestre insere sua própria aura no corpo do aprendiz, forçando todos os seus nós de aura a se abrirem ao mesmo tempo. Este é um método pouco recomendado, pois pode colocar estudantes em risco de vida caso o professor seja fraco, inexperiente ou malicioso demais. Logo após ter seus nós liberados, o indivíduo precisa aprender a fecha-los, ou logo perderá quantias grades de aura. Com a abertura dos nós, o estudante conseguirá ver sua própria aura, pois os olhos também contém poros.

No método do batismo, o nen é aprendido na vivência crítica: a pessoa se depara com uma pessoa ou situação que envolva o nem, e tem sua vida posta em risco de maneira radical, normalmente pessoas ficam com sequelas, deformadas ou mesmo morrem nesse processo. Geralmente o batismo é realizado em lutas.
Princípios fundamentais

No kung-fu Shingen-Ryu ensinado por Wing no anime e vários outros mestres, o aprendizado de nen se dá por meio de quatro princípios fundamentais: envolvercortarpraticar e liberar:

Envolver (Ten)

O primeiro princípio é o de envoltura (纏 Ten), que é utilizado para diminuir (ou mesmo evitar) a perda gradual de aura pela qual todo ser vivo passa, mantendo a circulação da aura destro e ao redor do corpo. Uma vez mantida, a aura serve como uma segunda pele, servindo de proteção contra os mais básicos golpes que utilizam a nen. Essa camada de aura produz uma sensação parecida com a de um um fluido viscoso, emanando um constante e confortável calor. A maestria do princípio da envoltura pode ser atingida pelo uso de meditação, e reduz drasticamente os efeitos do envelhecimento no corpo do usuário, mantendo-o apto mesmo em idade avançada. Netero, o líder dos hunters no anime, tem mais de 100 anos e luta de igual para igual com o líder jovem das Chimera-ants.

Cortar (Zetsu)

O segundo princípio é o de corte (絕 Zetsu), que é utilizado para suprimir o fluxo externo da aura do indivíduo, ocultando sua presença de outros usuários da nen. O fluxo para porque os nós de aura são fechados por meio de manipulação da nen, aliviando a fadiga do usuário e deixando-o completamente desprotegido contra ataques de nen como efeitos colateral. A técnica é muito utilizada por assassinos profissionais e hunters de lista negra, por tornar possível a aproximação e posterior captura ou eliminação de um usuário de nen.

Praticar (Ren)

O terceiro princípio é o de prática (練 Ren). Utilizando-se do primeiro princípio, o usuário não precisa se preocupar com a perda natural de aura do corpo, podendo manifestar uma quantidade grande de energia a seu redor. A prática se foca em expandir e intensificar a aura o máximo possível aumentando a força e durabilidade do corpo do usuário, sendo muito utilizado para técnicas ofensivas. Desta forma, pode-se dizer que envoltura e prática, apesar de baseados um no outro, são princípios opostos.
 
Liberar (Hatsu)

O quarto e último dos princípios fundamentais da escola Shingen-Ryu é o de liberação (發 Hatsu), que consiste na transmissão ou projeção da aura do indivíduo, geralmente utilizado antes de uma técnica avançada. A liberação de nen varia muito de acordo com a aura e estados físico e mental do usuário, criando uma capacidade sobrenatural e técnicas pessoais únicas. A liberação reflete o caráter e vontade do usuário no exterior, contanto que este pratique a nen por si próprio, e não somente copie as habilidades de outros.
 
Técnicas intermediárias


Coagular (Gyo)

A técnica do coagulação (凝 Gyo) ou "congelamento" é uma aplicação avançada do conceito da prática, que consiste na concentração da aura em uma parte específica do corpo. Esta técnica pode aumentar dramaticamente a habilidade e força da parte do corpo escolhida, mas deixa o resto do corpo desprotegido contra ataques de nen. A técnica é mais comumente utilizada nos olhos, permitindo a um usuário novato enxergar a aura de outras pessoas e objetos escondidos com o uso da nen. É implícito que usuários experientes podem realizar a técnica nos olhos instintivamente, sem precisar de preparação.

Território (En)

A técnica do território (圓 En) ou "círculo" é uma aplicação direta dos princípios da envoltura e prática, que se baseia na expansão e manipulação de formato (geralmente em forma de esfera) da aura do usuário. Dentro do círculo, o usuário pode sentir a presença, movimentos e formato de tudo e todos, tendo onisciência de seus arredores. A técnica consome uma quantidade grande de energia, que aumenta conforme o tamanho do território do usuário, que geralmente não passa dos 50 metros de raio (ou seja, 100 metros de diâmetro total).

Ocultar (In)

A técnica do ocultamento (隱 In) é uma forma avançada do princípio de corte, utilizada com o intuito de esconder completamente a presença da aura de um usuário de nen, podendo até ser usada na habilidade de liberação. Esta técnica pode esconder objetos que possuam a aura do usuário, e pode ser contra-atacada com as técnicas do congelamento (quando aplicada nos olhos) e círculo (contanto que o objeto ou usuário entre na área afetada pela aura).
 
Técnicas avançadas
 
Ciclo (Shu)

A técnica do ciclo (周 Shu) ou "cobertura" é uma aplicação avançada do conceito de prática, utilizada para fortalecer objetos com a aura do usuário. A técnica possibilita ao usuário tratar um objeto como se este fosse parte integral de seu corpo, tornando-o mais forte e resistente. Utilizando esta técnica, Hisoka (um dos antagonistas) pode tornar suas cartas tão resistentes e afiadas quanto aço.

Fortificar (Ken)

A técnica da fortificação (堅 Ken) é uma versão avançada do princípio da envoltura, que se baseia na defesa de do corpo todo de forma significativa sem o auxílio da técnica de coagulação. A técnica é útil para defesa, mas gasta uma quantidade grade de energia se mantida por tempo significativo, além de não ser tão efetiva quanto a coagulação em uma única parte do corpo.

Endurecimento (Ko/Ryu)

Endurerimento (硬 Ko) é o nome que a técnica recebe quando utilizada para coagular toda a aura do indivíduo em uma única parte do corpo, com o uso do princípio do corte para "cortar" o fluxo de aura de todas as outras partes. O uso desta técnica causa um som parecido com o de duas peças de metal sendo esfregadas uma na outra, e resulta em um aumento absurdo da força e durabilidade da parte escolhida - geralmente um membro, como o braço ou perna -, deixando o resto do corpo desprotegido.

Quando utilizada em batalha, a técnica é chamada de fluxo (流 Ryu), e se baseia no uso da coagulação em tempo-real. Utilizando a técnica, o usuário ajusta sua aura ao redor do corpo onde há necessidade, realizando tanto feitos ofensivos - como fortalecer o punho logo antes de um soco - quanto defensivos - como fortalecer a perna e usa-la para defender um golpe que normalmente causaria dano extensivo.

Tipos de Nen

Existem 6 tipos de aura: todos os indivíduos nascem com algum desses 6 tipos de aura. Após aprender qual tipo de aura pertence, o indivíduo pode criar uma habilidade única, e a que mais se enquadre em sua personalidade.

Descobrindo seu tipo

O jeito mais conhecido de se ter certeza do tipo de aura do indivíduo, é através de uma técnica chamada observar em água. Com um copo de água, e algo que boie sobre a água(uma folha de árvore por exemplo), o aprendiz de nen deve colocar suas mãos em volta do copo de água, e utilizar Ren.


  • Se o volume da água aumentar, o usuário é do tipo reforço


  • Se o gosto da água mudar, o usuário é do tipo Transformação.
  • Se algum tipo de impureza aparecer dentro da água, o usuário é do tipo Materialização.
  • Se a cor da água mudar, o usuário é do tipo Emissão.
  • Se a folha se mover, o usuário é do tipo Manipulação.
  • Se a folha secar ou sofrer qualquer outro efeito, o usuário é do tipo Especialização.

 
Reforço

Reforço é a habilidade aonde o indivíduo utiliza sua aura para potencializar poderes naturais, seja de um objeto, ou mesmo de seu próprio corpo. Intensificadores são capazes de aumentar o poder de seus ataques físicos e de sua defesa, e possuem melhor vantagem em combate corpo-corpo. Intensificação é a categoria mais balanceada dentre as outras. O indivíduo tem capacidade de focar tanto em uma boa defesa, quanto num bom ataque. E seus "simples" tipos de ataques podem ser bastante poderosos, como a técnica Impacto Big-Bang de Ubogin, aonde seu poder destrutivo se assemelha a um  míssil. Mas também existem técnicas um pouco mais complexas, como por exemplo aumentar o poder de uma habilidade de cura.
 
Transformação

Transformação é a habilidade do indivíduo em transformar as propriedades de sua aura para que ela imite as propriedades de alguma outra coisa. Coisas criadas através da transformação são aura pura. Um exemplo disto, é o Killua poder transformar sua aura em eletricidade.

Materialização

Materialização é a capacidade do indivíduo criar um objeto através de sua aura. Quando a pessoa dominar a invocação do objeto de seu desejo, ele pode fazê-lo aparecer e desaparecer em um instante. Objetos criados através dessa técnica podem possuir certa "independência": elas podem continuar existindo mesmo se o materializador estiver a uma distância considerável do objeto, ou se o materializador não se deu conta que nem mesmo desmaterializou o objeto.

Um materializador experiente pode também esconder o objeto que materializou utilizando-se In. É uma técnica interessante de se usar quando se quiser pegar o inimigo de surpresa. Um objeto materializado tem capacidade de carregar um poder especial dentro deles também, aumentando seu poder.

Emissão

Emissão é a capacidade do indivíduo controlar uma certa quantidade de aura, e ter capacidade de separá-la de seu corpo, arremessando-a. Normalmente a aura que foi separada do corpo e que foi arremessada diminui de intensidade em um curto período de tempo, mas conforme ao dominar a técnica o usuário poderá manter maiores intensidades por mais tempo. Técnicas avançadas (como as de Netero) permitem a emissão de energia modelada, totalmente manipulável e de alto poder destrutivo.

Manipulação

Manipulação é a capacidade de controlar algo, sejam elas coisas vivas ou não. As habilidades de um manipulador são limitadas. Para aumentar-se o poder de controle sobre aquilo que deseja manipular, o manipulador terá de enfrentar certas condições, algo parecido com o que o materializador pode fazer com o objeto materializado (aumentando seu poder através de condições). Quanto maior o risco que o manipulador sofrer, maior o controle que ele pode ter sobre aquilo que deseja manipular.

Especialização

Especialização é a técnica que não se enquadra em nenhuma das outras categorias. É a categoria de Hatsu mais vaga. Pode ser literalmente qualquer tipo de habilidade paranormal inusitada. É possível ter ideia do tipo de habilidade que o usuário irá ter dependendo de qual efeito ele fez no teste do observar em água. Aqui, os poderes SAEM do conceito de fluxo básico de aura para algo mais específico, como roubar habilidades de outros personagens, prever o futuro, teleportar etc.



Lembrando, o tipo de poder será avaliado de personagem para personagem pelo mestre, mas isto não quer dizer que você não poderá usar outros tipos, aguardem mais informações sobre NEN neste mesmo tópico (responderei aqui mesmo uma continuação)

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum